quarta-feira, 11 de março de 2009

Plantio De Mata Ciliar

O Planeta Agradece

Foi realizado no dia 07 de março um plantio de mais ou menos 1000 mudas de árvores nativas nas margens do Rio Claro.
Este trecho do rio que está sendo revitalizado passa dentro do Sitio Jatobá, cujo proprietário Sr Silvio Saito se conscientizou da necessidade de reflorestar suas margens e em parceria com o instituto Supereco fizeram um trabalho memorável!
Este evento contou com mais de cem pessoas que vieram de todas as partes da cidade.
Pessoas da terceira idade, assim como crianças de todas as idades estavam em harmonia com o ambiente. Professores, alunos, motoristas, integrantes da Supereco, proprietários vizinhos, assim como moradores e empregados do sítio estavam todos em plena comunhão com o momento.
Tudo transcorreu na mais perfeita ordem
Nossa Natureza tão desprezada pelo consumismo foi naquele momento homenageada
com o carinho daqueles que colocaram suas mãos para desfazerem os terrões para que as raízes daquelas mudinhas encontrassem um solo mais macio.
Foi observado que todos se ajudavam mutuamente.
Ao final foi feita uma roda onde todos deram as mãos na esperança que nossa vida neste planeta possa ainda ter chances de sobrevivência.
Uma fina garoa caiu naquela hora. Foi como se o céu em agradecimento derramasse lagrimas pelo nosso ato.
Esperamos que outros proprietários possam seguir este exemplo e cuidem melhor deste rio que abastece a região Sul de Caraguatatuba e grande parte de São Sebastião.
Ele também é um afluente do Juqueriquerê que foi diretamente beneficiado com este plantio.

Agradeço a Deus por ter participado deste ato simbólico, pois foi apenas uma gotinha pelo Juqueriquerê.
Agradeço a todos os que participaram, assim como pelo grande trabalho de toda equipe do Instituto Supereco.

Ivana Pagnota
video

2 comentários:

  1. Ivana,
    Adorei o seu relato! Imagine se cada um de nós pudesse multiplicar este ato ... quantas coisas estariam sendo feitas para o bem comum.
    Parabéns pela iniciativa do relato, gostaria de ver toda nossa equipe se manifestando também.

    ResponderExcluir
  2. No ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (RJ), e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7 anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ). Vejam as fotos logo acima, na primeira foto, margem do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 . E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004..... http://limpezariomeriti.blogspot.com

    Parabéns pelo trabalho ! Pessoas como vocês me motivam a acreditar que nosso filhos viverão num mundo melhor !
    Newton Almeida
    MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir

Participe! Dê sugestões! Seja você também um educomunicador.