terça-feira, 12 de maio de 2009



Verdura limpaNos dias de hoje sabemos que nossa alimentação está cada vez mais contaminada com agrotóxicos, causando muito mal a saúde!
Uma amiga quase morreu de choque anafilático depois de ter comido salada de tomates, cenoura e batatas... Uma alimentação saudável diriam...
Mas foi o suficiente para levá-la a CTI de um hospital.
O que fazer???
Uma dica é fazer uma horta caseira.
Como tenho pouco espaço e cachorrinhos por perto, decidi fazer uma horta suspensa.
Toda cidade tem sua feira livre e a mercadoria vem em caixotes de madeira que são normalmente deixados no local para a limpeza pública os levar para o depósito de lixo. Além de ser um desperdício de madeira, esse material é descartado toda semana.
Aqui em Caraguatatuba onde moro vou ao final da feira buscar estes caixotinhos, os revisto com um saco reforçado de lixo preto e depois de fazer a drenagem necessária coloco terra e meu próprio adubo. Depois desse processo, viro um caixote de boca para baixo e coloco o outro já pronto por cima.
Tudo o que for orgânico vai para meu canto de compostagem. (não é necessário enterrar, pois a decomposição é mais rápida na superfície). Coloco folhas por cima, que minha árvore da calçada derruba assim não fica com mal cheiro, e espero algum tempo. Faço dois montes, uso um enquanto o outro se decompõe. È claro que tenho um pedaço de terra para fazer esse processo. Mas quem não tem já existe composteiras a venda nas casas de ração.
Além de ser um adubo orgânico, evitamos jogar esse material que se acumularia nos aterros públicos.
O resultado já está aparecendo!
Estamos trabalhando eu e minha mãe a mais ou menos 6 meses e já estamos consumindo nossa verdura limpa.
Experimentem... o resultado é muito prazeroso!

Ivana Pagnota