sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Qual é o destino final do lixo que produzimos?


Parece um absurdo, mas não temos a mínima consciência de quanto LIXO produzimos todos os dias. Para Rubem Alves (escritor do texto O LIXO, do livro “Vamos construir uma casa?”, 2ª. Ed., 2006) os entendidos no assunto calcularam que cada pessoa produz em média 1 quilo de lixo por dia. Tomando este cálculo como base, a quantidade de lixo produzida em Caraguatatuba (Litoral Norte Paulista, que tem uma população de quase cem mil habitantes) é de 100.000 quilos de lixo por dia, ou seja, 100 toneladas.
Agora pergunto: - O serviço de coleta de lixo, nesta cidade, levará todos os resíduos para onde?
Continuando nosso cálculo, pense na quantidade de lixo acumulado por mês e depois, por ano. Isso tudo, sem falar na quantidade de gases e fumaças e no lixo contaminado. Segundo Rubens Alves, “Nosso corpo tem buraquinhos pelos quais ele se livra do seu lixo. Esses buraquinhos têm o nome científico de “esfíncteres”! Mas a nossa Terra, nossa casa, não tem buraquinhos. Imagine um fogão de lenha sem chaminé. A chaminé é o esfíncter do fogão de lenha. Para onde vai a fumaça? E Sem chaminé, a fumaça enche a casa. Panela de pressão sem válvula de segurança? A válvula de segurança é aquele furinho pelo qual passa o vapor, chiando. O que acontece com a panela? Ela explode. Nossa terra não tem um jeito de se livrar de seu lixo. O lixo que produzimos fica dentro dela. E ela está sendo envenenada aos poucos por aquilo que damos o nome de progresso... De vez em quando, o ar das cidades fica envenenado: as pessoas ficam com doenças pulmonares e olhos vermelhos, lacrimejando. De vez em quando, um navio petroleiro, sofre um furo no casco, e o petróleo, negro, visguento e venenoso, cobre o mar. Morrem as aves cobertas de petróleo. Morrem os peixes. E as ondas levam o petróleo para as praias, que ficam negras" (p. 99).
Nada disso tem acontecido em Caraguatatuba? Será que devemos permanecer como avestruzes e continuarmos não dando importância para estas questões?
Pois é ... ao valorizarmos e facilitarmos o destino para o lixo estaremos fazendo um bem para nós mesmos. Se sabemos que alguns lixos são bons para a Terra, para a nossa saúde e bem estar, e outros são tóxicos e nos causam doenças, poderemos diferenciar estes lixos como: biodegradáveis (bio=vida. Ex.: os cocôs de vaca, cavalo e galinha que tornam-se adubos), tóxicos (entoxicam a Terra nos causando doenças. Ex.: pilha, baterias, lixo hospitalar, etc.) e finalmente os não biodegradáveis ( lixos que não serão absorvidos pela Terra. Ex: plástico, isopor, geladeira velha, etc.) que, por outro lado, podem ser recicláveis, ajudando em causas socioambientais.
Pois é, mas a forma como agimos, ignorando estas questões, tem desviado o interesse público e da sociedade em ampliar os investimentos em torno dos LIXOS.
Vejam o que pudemos colher de informações em uma visita que fizemos à Cooperativa Catatudo em Caraguatatuba:
Segundo o Administrador João Rocha, “quem trabalha na Cooperativa é associado e não funcionário, pois caracterizam um grupo de pessoas que se reúnem formando um negócio. O ganho destes cooperados está diretamente ligado à quantidade produzida na Cooperativa. A assembléia é que aprova todas as ações da Cooperativa, que possui uma direção com presidente e vice-presidente, diretor administrativo e diretor financeiro. O cooperativado faz seu registro e passa a ser sócio, tendo seus direitos vinculados ao estatuto da cooperativa”. Porém, apesar da Cooperativa estar bem organizada, eles tiveram muitas perdas nos últimos meses e não têm tido condições de sobreviver com o que têm recebido neste trabalho.

Rocha ainda afirma que a Cooperativa é uma porta aberta à cidadania. Porém estão muito carentes de um envolvimento maior da Sociedade Civil organizada e do Poder Público. Precisam de mais veículos para recolher o lixo, enquanto os moradores poderiam organizar o lixo separadamente e colocá-lo em locais aonde o caminhão passa (o caminhão trabalha 5 dias na semana, das 7h00 ao meio dia). Por terem um período curto com o caminhão, não conseguem passar por muitos locais, então selecionaram alguns locais aonde os moradores poderm levar o lixo para ser recolhido por eles. Faça a sua parte! Vamos verificar estas afirmações e começar a agir, antes que a Terra nos devolva todo o mal que lhe temos causado!
http://www.youtube.com/watch?v=kiAsmQdH38I

5 comentários:

  1. Oi Carmen, ontem, dia 15, no Fantástico apareceu uma reportagem sobre a ilha de lixo no oceano pacifico que estamos criando. Que horror!!! Bel Leão

    ResponderExcluir
  2. Protesto

    Quero reiterar o meu protesto pelo título do vídeo feito na Cooperativa de Catadores de Caraguatatuba - Cooper Cata Tudo.
    Lá não é lixão
    Lixão é um local na periferia de uma cidade onde são depositados resíduos sólidos e orgânicos, sem monitoramento, onde proliferam vetores: ratos, baratas, moscas, urubus, etc.
    Com uma importantye agravante. A geração do Churume. Liquido escuro proviniente da decomposição dos resíduos organicos, com grande poder de poluir.
    O que temos na cooperativa, são materiais recicláveis previamente separados dos resíduos organicos pelos doadores e recolhidos pela cooperativa.
    È uma pena esse tipo de pecha que não contribui para a causa.

    João Rocha
    Trabalha como voluntário
    em apoio aos catadores
    Caraguatatuba - SP

    ResponderExcluir
  3. Sr. João,

    Obrigada pela correção! Já pudemos reparar o erro.

    Atenciosamente,
    Carmen Gattás

    ResponderExcluir
  4. esse trabalho e eselente para o meio anbiente!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. o trabalho de voces e otimo para o meio ambiente continue asim COMTINUE ASIN

    ResponderExcluir

Participe! Dê sugestões! Seja você também um educomunicador.